“Será que não é o gênero que cria o sexo?”

 
Me fizeram essa pergunta e eu evidentemente já tinha pensado sobre isso. Minha resposta:
 
É dialetico
 Mas o ideal é uma passagem da christine delphy sobre o assunto
 
Ir pra uma interpretação linguistica da realidade é ir pro pos-modernismo, não material, liberal e que não dá possibilidade de revolução. Sempre me pergunto por que outros temas podem ser generalizados pra sociedades (tipo classe, não vejo uma grande massa de pessoas chamando marx de etnocentrico), mas com o feminismo aí tem outra medida, aí tem que cair matando dizendo que nao respeita outras culturas
 
tipo, sexo só é uma categoria distinta porque ela foi tornada politicamente importante. Entao a cultura cria o conceito de sexo sim, mas cria baseada numa base material (homens querem dominar mulheres pela reprodução). Quando não tiver mais dominação, eu acredito que o conceito de “sexo”, até macho/fêmea, suma, e virem só caracteristicas como quaisquer outras.
 
Mas pra mim tb tem uma questão assim: o pós-modernismo é internamente coerente assim como o rad também é. Cada uma dessas teorias abrange algumas coisas e as explica bem, enquanto não explica tão bem outras coisas. Aí eu acho que tem que ter um critério pra decidir entre duas teorias coerentes. Meu critério é função política. O pós-moderno pode fazer sentido mas torna a luta política das mulheres inviável (e, se você adota o pós moderno pra tudo e não só pra gênero, inviáveis todas as lutas). Só acho que tem um dois-pesos duas-medidas, as pessoas aceitam o pós-moderno pra gênero enquanto escolhem o materialismo pra oturas coisas.
 
Mas eu acho que usar a palavra gênero é que fodeu tudo. Eu não sei o que é gênero. Se gênero são categorias siimbólicas etc etc eu não ligo. Se travesti for mulher eu não ligo. Não vou disputar palavras sabe. Não importa qual conceito de gênero você trabalhe, as relações sociais de sexo continuam as mesmas. A categoria que engravida continua a ser explorada pela categoria que estupra, não importa os nomes que você dê pra essas categorias
Esta entrada foi publicada em 29/08/2014 às 14:00 e está arquivada sob Uncategorized. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe um comentário

